O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos.
Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens pelos Centros de Referência de Assistência Social e entidades conveniadas da rede sócio-assistencial
O Programa se divide em dois ciclos; Ciclo I (12 meses) Ciclo II (12 meses). Durante esse período os jovens passarão por três eixos estruturantes:
- Convivência social – Valorização da pluralidade e da singularidade da condição juvenil, de suas formas particulares de sociabilidade, da criação de vínculos e interação com seus pares, a família, a escola, o mundo do trabalho e a comunidade;
- Participação cidadã – Sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social; reconhecimento de direitos; estímulo às práticas associativas e a todas as formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público;
- Mundo do trabalho -Introdução aos conhecimentos do mundo do trabalho, desenvolvimento de habilidades gerais, orientação para a escolha profissional consciente, inclusão digital e nas tecnologias de comunicação, associando o trabalho à realização pessoal e à transformação da realidade social.
Esses três eixos estruturantes articulam e integram seis temas transversais, seus conteúdos e atividades teóricas e praticas, com base nos quais são desenvolvidas as ações socioeducativas. São eles:
Juventude e Direitos Humanos e Socioassistenciais;
Juventude e Cultura;
Juventude e Esporte e Lazer;
Juventude e Meio Ambiente;
Juventude e Saúde;
Juventude e Trabalho.
É a articulação entre os eixos estruturantes e os temas transversais que propicia aos jovens a construção de uma
visão integrada dos conhecimentos de cultura, direitos humanos e socioassistenciais, esporte e lazer, meio ambiente,
saúde e trabalho. Em cada Percurso Socioeducativo, os temas transversais desenvolvem conteúdos teóricos e atividades
práticas, orientando e apoiando a realização das ações socioeducativas a serem propostas pelo Orientador Social em
seu trabalho com os jovens.
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